Fragmento do artigo escrito para a pós em Comunicação Empresarial e Institucional.
Entre tantas necessidades inerentes ao gerenciamento das empresas, acompanhar às mudanças de hábitos do consumidor, portanto, suas necessidades e desejos e, ainda, sobreviver à avalanche de produtos despejados anualmente no mercado, em busca de um lugar ao “sol do consumidor”, faz do design uma ferramenta indispensável na construção da imagem da empresa, na percepção de valor do produto/serviço e na diferenciação dos similares. O objetivo do design, não é apenas projetar produtos esteticamente agradáveis, funcionais e com formas surpreendentes. Além de poder influenciar na organização da empresa, visto que ao projetar um novo produto, podem-se gerar demandas a fim de viabilizar a produção dos mesmos, o design busca uma solução que possa concatenar as necessidades da empresa e de seus Stakeholders.[1]O design pode (e deve) permear todos os departamentos e processos de uma empresa como agente que propaga a sua ideologia, sua missão/visão e os objetivos que a empresa pretende alcançar. Logotipo, símbolo, papelaria, uniformes, frota, informativos, embalagens, anúncios, materiais promocionais para os pontos-de-venda, entre outras peças, fazem parte de um sistema de identidade corporativa, que, por sua vez, cumpre o papel de criar um espaço particular, individualizando a empresa e seus produtos[2], contribuindo para a construção de sua imagem.
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[1] Stakeholder refere-se a todos os envolvidos em um processo ou influenciados por suas ações: clientes, colaboradores, investidores, fornecedores, comunidade, outras empresas, etc.
[2] ESCOREL, 2000, p. 59.
quarta-feira, 11 de junho de 2008
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